X

Como o DWDM pode alavancar o mercado de ISP

Como o DWDM pode alavancar o mercado de ISP

Como o DWDM pode alavancar o mercado de ISP

Autor: Agile
Categorias:
Data: 03/12/2019

Certamente a demanda por uma conexão de qualidade vem transformando o setor de provedores de serviços de internet (ISP). Dessa forma, a fibra óptica ganhou espaço e está presente em 64,4% dos municípios brasileiros, segundo dados da Anatel. Esse cenário fomentou a utilização de uma grande novidade para o setor, a conexão DWDM.

Robusta, a tecnologia é resistente a interferências externas e transporta os dados com eficiência (e sem grandes perdas) por longas distâncias. A vantagem do DWDM é sua capacidade de potencializar esses benefícios, aprimorando as conexões oferecidas por uma ISP, além de aumentar o leque de novas receitas.

 

O que é DWDM?

Antes de tudo, é importante compreender sobre o que se trata o DWDM para então visualizar seus benefícios para a operação de uma ISP. Solução de rede de alta velocidade, a tecnologia apresenta duas variações: CWDM (Coarse Wavelength Division Multiplexing) e DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) – também chamado de multiplexação densa por divisão de comprimento de onda.

A primeira é definida pelos comprimentos das ondas, enquanto o DWDM é definido em termos de frequência. A principal diferença entre ambas é a quantidade de canais, muito maior em uma rede DWDM (pode chegar até a 128 canais).

Por conta do espaçamento de comprimento de onda do DWDM ser muito mais denso, mais canais podem ser combinados e transportados em uma única fibra. A distância possível chega a ser de 4.500 km.

O espaçamento entre canais varia, podendo ser de 200 GHz (1.6 nm), 100 GHz (0,8 nm), 50 GHz (0,4 nm), até mesmo a 25 GHz (0,2 nm). Dessa forma, apresentam alta capacidade de transmissão de dados por canal, de 40 Gbps até 1Tbps.

 

As vantagens do DWDM

Para o mercado, a principal vantagem do DWDM é sua capacidade de transmitir, de forma simultânea, vários sinais (independentemente do formato, como Gigabit Ethernet, ESCON e Fibre Channel) em uma única fibra óptica.

Por isso, o DWDM é a solução para quem busca integrar redes de dados, voz e imagem em altas capacidades. Para uma ISP, é a tecnologia ideal para constituir novos backbones de fibra óptica. Afinal, por conta de suas características, é a melhor alternativa para oferecer escalabilidade de seus serviços.

Com uma rede DWDM, você consegue multiplicar a capacidade da sua fibra óptica, atendendo às mais diversas necessidades de áreas metropolitanas. Ou seja, uma ISP pode iniciar sua oferta de serviços e banda com uma estrutura compacta, com canais de no máximo 10 Gbps. Conforme a necessidade crescer, é possível expandir a capacidade da infraestrutura, com canais de até 100 Gbps.

Tudo isso cria um cenário perfeito para suprir as demandas de seus clientes e, melhor ainda, aproveitar novas oportunidades de negócios. Existem casos de ISP que fornece links dedicados para clientes em processo de crescimento.

Além disso, é possível fechar parcerias com ISPs para trocar os enlaces das redes DWDM. Dessa forma, é possível potencializar o atendimento de qualidade a clientes cujas cidades não possuem essa infraestrutura.

Como o DWDM está presente nas companhias elétricas e no mercado de ISP no Brasil?

No Brasil, a distribuição das rotas de DWDM começa a crescer de forma exponencial. Mais de 50 mil quilômetros de rede fibra óptica DWDM foram iluminadas nos últimos anos – e o número só cresce. Isso é uma oportunidade de ouro para companhias elétricas e as ISP brasileiras.

A rede DWDM representa uma alta capacidade de provisionamento dinâmico e de expansão. Além disso, o investimento na tecnologia pode trazer retorno em dois anos e auxilia na redução de custos (principalmente com infraestrutura).

Sendo assim, o DWDM prova ser um passo além em busca de maior flexibilidade e confiabilidade no tráfego de dados.

Parceria para avançar no DWDM

Empresa nacional com mais de 26 anos de mercado, a AGORA Telecom é referência em distribuição nos mercados ISP e atendimento a projetos especiais em conectividade e radiocomunicação.

Com um time de engenharia certificada, a AGORA foi reconhecida pela Huawei como Maior Parceiro Huawei Enterprise no Brasil, em 2019.

Dentre suas indicações de produtos para transmissão SDH e DWDM estão:

  • DCI Huawei OSN902

Plataforma de transmissão WDM personalizada para aplicativos de interconexão de data centers (DCI). Sua grande capacidade de transmissão, adaptação a condições de instalação em salas de equipamentos de DC e modo de gerenciamento simples oferecem uma ótima experiência em redes DCI dos usuários.

  • OTN OptiX OSN 9800

Plataforma OTN de pacotes e óptica de última geração, com alta capacidade, inteligente e convergente para 100G e além de 100G. Baseada no chip de switching universal em T-bits líder do setor, a plataforma oferece suporte a OTN/VC/PKT.

  • OTN OptiX OSN 1800

Série de equipamentos de transmissão MS-OTN com arquitetura em caixa que tem suporte para TDM, pacote e serviços OTN em rede óptica metropolitana ou de campus. Eles fornecem vários serviços de alta largura de banda (de 2 Mbit/s a 100 Gbit/s), entregues por um custo menor.

 

Mais Lidos